a

Hospital Adventista de Belém

+55 (91) 3084 - 8686

atendimento@hab.org.br
Avenida Almirante Barroso - 1758 Marco Belém - PA. CEP: 66093-904

Agendamento de Consultas e Exames

+55 (91) 3084 - 7533

Resultado de Exames

+55 (91) 3194 - 1133

Siga-nos

Janeiro Branco: RAS/PA Incentiva Cuidados com o Bem-Estar Emocional

Janeiro Branco: RAS/PA Incentiva Cuidados com o Bem-Estar Emocional

Janeiro é uma oportunidade de recomeço, e a Rede Adventista de Saúde/Pará (RAS/PA) reconhece a relevância desse período como uma chance para promover práticas saudáveis entre colaboradores, pacientes e clientes.  Com base nisso, a RAS/PA aderiu à campanha Janeiro Branco, realizando atividades que visam incentivar o cuidado com a saúde mental. As ações foram realizadas nos dias 08, 10, 12 e 18 nas unidades hospitalares da RAS/PA, com foco na mudança de rotina através dos oito remédios naturais. 

A primeira atividade de conscientização sobre os principais problemas de saúde mental foi realizada no dia 08 de janeiro, na praça do HAB. No espaço, quatro estandes ofereciam orientações sobre doenças decorrentes do estresse, tais como ansiedade, depressão, síndrome do pânico e burnout. Além das orientações fornecidas pelas profissionais de psicologia, colaboradores, pacientes e clientes participaram de um teste para responder a perguntas sobre como cuidar da mente e evitar o adoecimento emocional. Após a atividade, os participantes receberam brindes.

A psicóloga Geovana Gomes, membro da equipe de Gestão de Pessoas da RAS/PA, explicou que o objetivo da feira de saúde é despertar nas pessoas a importância dos cuidados com a saúde mental.

“Entendemos que a saúde mental precisa de socorro, por isso, decidimos criar esta ação para educar as pessoas sobre a importância de não adiar os cuidados com a saúde mental. Para isso, é preciso adotar um novo estilo de vida. A utilização diária dos 8 remédios naturais, como beber água, buscar ar puro, ter uma alimentação saudável, aproveitar a luz solar, descansar, praticar atividades físicas, confiar em Deus e adotar temperança, são práticas indispensáveis para a promoção da saúde mental.”

E durante a Reunião de Motivação para Missão (RMM) do dia 10 de janeiro, foi realizada a segunda ação em prol do combate ao adoecimento emocional dos colaboradores e líderes do HAB. A psicóloga Daniele Ribeiro chamou a atenção dos colaboradores sobre a importância de estar mentalmente saudável.

“A saúde mental é extremamente importante porque ela tem um impacto direto na qualidade de vida das pessoas. Ela interfere diretamente no seu raciocínio, emoções, comportamentos e na maneira como se relaciona com os outros. Uma pessoa que está bem mentalmente não deixa de sentir emoções, tais como tristeza, raiva, frustração e outras. Mas ela lida com esses sentimentos de forma saudável e equilibrada.”

Além das orientações da psicóloga, o relato de uma colaboradora, que preferiu não ser identificada, ressaltou a importância de buscar ajuda ao lidar com conflitos, perturbações e traumas. A experiência foi compartilhada por meio da leitura de uma carta enviada pela colaboradora. Carolina Miranda, coordenadora da assessoria de comunicação, apresentou o relato por meio de um vídeo depoimento, destacando a tentativa de suicídio e como a ajuda profissional foi essencial para resgatar sua saúde e bem-estar emocional.

É crucial lembrar que nosso corpo está interligado, e cada ação impacta nossa saúde física e mental. Por isso, a equipe de capelania do HAB promoveu a terceira ação de saúde mental, dialogando com clientes, pacientes e visitantes nas recepções ao longo da semana de conscientização. Juntos, exploraram diversos aspectos da saúde emocional e como os oito remédios naturais contribuem para o bem-estar emocional. A programação encerrou-se no dia 18 de janeiro, na unidade hospitalar de Barcarena.

Aproveite para assistir ao vídeo exclusivo das ações do Janeiro Branco na Rede Adventista de Saúde Pará (RAS/PA) no nosso canal do YouTube. Clique aqui!