Adventist Health - Unidade Belém

+55 (91) 3084 - 8686

atendimento@hab.org.br
Avenida Almirante Barroso - 1758 Marco Belém - PA. CEP: 66093-904

Agendamento de Consultas e Exames

Clique no ícone!

Agendamento de Consultas e Exames

+55 (91) 3194-1133

Siga-nos

Higienização das mãos reforça cultura de segurança e prevenção de infecções no Hospital Adventista de Belém

Higienização das mãos reforça cultura de segurança e prevenção de infecções no Hospital Adventista de Belém

Ação promovida pelo SCIRAS/Qualidade mobilizou colaboradores de diferentes setores e destacou a importância de um hábito simples que contribui para salvar vidas.

Um gesto que leva apenas alguns segundos pode fazer toda a diferença na jornada de um paciente. Antes de um procedimento, após o contato com superfícies ou durante a assistência, a higienização das mãos continua sendo uma das medidas mais eficazes para prevenir infecções e promover um cuidado mais seguro.

Com esse propósito, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), por meio do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS/Qualidade), realizou nos dias 5 e 6 de maio uma ação especial em alusão ao Dia Mundial da Higienização das Mãos. A programação aconteceu no hall do Posto 6 e reuniu colaboradores de diferentes áreas do Hospital Adventista de Belém (HAB) em uma experiência educativa, dinâmica e interativa.

A iniciativa integrou a campanha global de conscientização sobre a importância da higiene das mãos nos serviços de saúde e reforçou o compromisso institucional com a segurança do paciente, a qualidade assistencial e o cuidado centrado na pessoa.

Aprender para prevenir

Ao longo dos dois dias, os participantes tiveram acesso a atividades desenvolvidas para fortalecer o conhecimento sobre a técnica correta de higienização das mãos e os momentos indicados para sua realização.

Entre as dinâmicas propostas estavam jogos educativos, circuito de aprendizagem, demonstrações práticas e desafios interativos que estimularam a participação dos colaboradores de forma leve e envolvente.

Segundo a enfermeira Raquel Nogueira, do SCIRAS/Qualidade, a proposta foi transformar o aprendizado em uma experiência participativa.

“Realizamos ações educativas e interativas por meio de jogos, permitindo que os participantes aprendessem sobre a importância da lavagem das mãos, a técnica correta e os momentos preconizados para a higienização. Foi uma forma de unir conhecimento e conscientização de maneira dinâmica”, explicou.

Além da equipe de enfermagem, a ação contou com a participação de profissionais de diversos setores, incluindo hotelaria, higienização, nutrição e capelania, reforçando que a segurança do paciente é uma responsabilidade compartilhada por toda a instituição.

Um hábito simples que salva vidas

As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) continuam sendo um dos principais desafios dos sistemas de saúde em todo o mundo. Além de aumentarem o tempo de internação e os custos assistenciais, elas podem causar complicações graves, incluindo sepse e outras condições potencialmente fatais.

Nesse contexto, a higienização adequada das mãos é reconhecida como uma das medidas mais efetivas para interromper a transmissão de microrganismos e reduzir riscos para pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.

Para Raquel, o principal legado da ação foi fortalecer a conscientização das equipes sobre o impacto que pequenas atitudes podem gerar no cuidado diário.

“Acredito que o principal impacto foi o fortalecimento da cultura de segurança do paciente e a sensibilização das equipes sobre como um gesto simples pode prevenir infecções e salvar vidas.”

Cultura de segurança construída todos os dias

A mobilização realizada em maio faz parte de uma estratégia contínua desenvolvida pelo SCIRAS/Qualidade para fortalecer as Metas Internacionais de Segurança do Paciente e promover a educação permanente das equipes assistenciais.

Por meio de treinamentos, campanhas e ações educativas, o hospital busca manter os profissionais atualizados sobre práticas seguras que contribuem diretamente para a qualidade da assistência e para a experiência do paciente.

Mais do que uma recomendação técnica, a higienização das mãos representa um compromisso diário com a proteção da vida.

“Higienizar as mãos é um ato simples, mas que salva vidas”, resume Raquel.

Ao incentivar essa prática entre seus colaboradores, o Hospital Adventista de Belém reafirma seu compromisso de oferecer uma assistência cada vez mais segura, humanizada e alinhada à missão de servir, curar e salvar.

Acesse o link e acompanhe os principais momentos da campanha.

https://photos.app.goo.gl/9QsonsDy7a7XCbot8