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Treinamento reforça excelência no atendimento ao cliente no HAB

A formação motiva os colaboradores da assistência hospitalar e do atendimento ao cliente a se dedicarem a proporcionar experiências significativas e acolhedoras para todos que visitam a nossa instituição.

Para aprimorar a qualidade do cuidado e garantir um atendimento eficiente, a gerência de enfermagem do Hospital Adventista de Belém (HAB) promoveu um treinamento especial. Focado em todas as dimensões do atendimento, o treinamento foi além das habilidades técnicas, enfatizando a importância de compreender as necessidades, preferências e valores de cada paciente.  A capacitação técnica, realizada nos dias 17, 18, 19 e 23 de setembro, visou alinhar as práticas de atendimento dos colaboradores da assistência hospitalar e do atendimento ao cliente aos valores que norteiam a instituição que é oferecer um cuidado centrado na pessoa.

O treinamento foi realizado no auditório Irineu Stabenow, no 5º andar do prédio garagem, reforçando o compromisso do Hospital Adventista de Belém com um atendimento humanizado e de excelência. A programação ocorreu ao longo dos turnos da manhã, tarde e noite, garantindo que todos os colaboradores pudessem participar e se beneficiar da capacitação.

Saúde Baseado em Valor

A formação está diretamente alinhada ao projeto “Um Novo Hospital”, que prioriza a saúde baseada em valor. Essa abordagem não apenas aprimora as habilidades técnicas, mas também cultiva uma cultura organizacional que valoriza a escuta ativa e a empatia. Gisele Souza, gerente da enfermagem do HAB, destacou o compromisso da instituição com a melhoria contínua do atendimento:

“Neste treinamento, vamos abordar temas como o relacionamento interpessoal, o encantamento do cliente e como nosso atendimento reflete nossa missão, visão e valores. Tudo isso é essencial para garantir o melhor atendimento possível a todos que passam pelo hospital. O foco é a equipe de enfermagem e as recepções. Queremos padronizar o atendimento e garantir um serviço de qualidade para todos. Isso se torna ainda mais importante agora, já que estamos em processo de expansão e adequação ao novo hospital. Queremos estar preparados para atender tanto os clientes de hoje quanto os futuros.”, explicou.

Método REMA+

A especialista em gestão de Recursos Humanos, Gabriella Prata, foi a palestrante que inspirou os colaboradores a transformar cada interação com clientes e pacientes em uma oportunidade de encantamento ao apresentar o método REMA+. Esse método desenvolve a espiritualidade, a mentalidade evolutiva e o autoconhecimento dos colaboradores, permitindo que eles ofereçam um atendimento encantador e inspirador. Criado por Gabrielle, o REMA+ ensina uma abordagem inovadora e holística, projetada para garantir resultados práticos e duradouros para a organização.

A especialista em gestão de Recursos Humanos, Gabriella Prata, foi a palestrante. (Foto: Alexandre Garcia)

Atendimento em todas as dimensões

Gabriella ressaltou que um atendimento humanizado e empático é essencial para criar conexões significativas entre colaboradores e pacientes, resultando em experiências mais positivas e respeitosas.

“Todo atendimento deve ser humanizado. É importante ter em mente que cada indivíduo é um ser humano, com suas dores, limitações e desafios. Essa perspectiva nos permite oferecer um atendimento mais humanizado, respeitoso e repleto de compaixão. Além disso, a formação inspirará os colaboradores a verem os pacientes e clientes como a imagem e semelhança de Deus. Ao sensibilizá-los para essa visão, conseguimos despertar no coração de cada um o afeto e o cuidado necessários para um atendimento verdadeiramente humanizado.”, esclareceu.

Transformando o Atendimento

A colaboradora do Call Center, Rosimara Miranda, apontou a importância da palestra para aprimorar seu atendimento no dia a dia. Ela acredita que as lições aprendidas vão transformar suas interações, tornando cada conversa mais eficaz e humanizada.

“Lidamos com pessoas de diferentes temperamentos, e saber como interagir com cada um deles nos ajuda a entender suas necessidades. Por isso, essa palestra é fundamental. Na minha função, se eu conseguir atender à necessidade do paciente logo no primeiro contato por telefone, consigo evitar transtornos e garantir sua satisfação. Mas isso só é possível quando me coloco no lugar deles, compreendendo suas dificuldades e limitações, para assim oferecer o suporte necessário.”, afirmou.

Sandra Ferreira, técnica de enfermagem da Unidade de Internação, ressaltou que a palestra ofereceu uma excelente oportunidade para aprimorar suas práticas. “A palestrante compartilhou um momento crítico de sua vida e destacou como o atendimento da equipe de saúde foi fundamental para sua recuperação. No entanto, ela também recordou experiências tristes com profissionais que demonstraram falta de empatia pelo seu estado de saúde. Essa reflexão nos lembrou de que as pessoas não estão no hospital por luxo, mas por necessidade. Essas palavras foram valiosas, pois nos ajudaram a compreender a importância de sermos mais receptivos e de buscar entender as necessidades dos pacientes.”