0800 723 0022

     
slide 1


Depoimentos

Corrida Vida e Saúde mobiliza 4 mil pessoas neste domingo:

Data: 26 de outubro de 2014

A competição vai acontecer na orla do Portal da Amazônia e contará com mais de 20 mil reais em prêmios e mais de 30 mil de sorteios entre todos os participantes. Além da prática esportiva, a programação vai estabelecer um dia de promoção à saúde, ação social e prevenção contra doenças.

Jackson França
A prática regular de atividades físicas é definida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), com o hábito de usar 30 minutos diários, em cinco dias da semana, para a prática de alguma atividade que exercite a musculatura. Mas segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, apenas 14,7% dos brasileiros se encaixam neste perfil. O estudo mostra que além de ser pequena a parcela da população que procura se exercitar, o Brasil também apresenta aumento na sua parcela de sedentários. A pesquisa aponta que 16, 4% dos brasileiros não fazem nenhum tipo de atividade física, nem mesmo durante o deslocamento para o trabalho ou a limpeza da casa.

Com o objetivo de estimular a prática esportiva aliada à boa qualidade de vida, a Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza em Belém, no próximo domingo, 28, a corrida e caminhada Vida e Saúde.  A programação acontecerá no portal da Amazonia, e terá início às 06h00. Para esta competição são esperados 4 mil atletas profissionais e amadores, entre homens e mulheres. Eles vão poder optar por dois percursos: 5 ou 10 km e ainda, caminhada de 3km. Tanto a largada como a chegada serão no Portal da Amazônia às 6h.

Os participantes terão direito a acompanhamento médico durante todo o percurso, um kit atleta com medalha, camiseta, número de corrida, chip cronômetro, lanches e posto de água. Todos os inscritos, em qualquer uma das provas, ainda vão receber durante um ano a assinatura mensal da revista Vida e Saúde, motivo que dá nome a corrida. Essa revista é produzida há 76 anos pela Casa Publicadora Brasileira, editora da Igreja Adventista, e aborda diversos temas relacionados à qualidade de vida, entre eles: dicas de saúde, alimentação e exercícios físicos.

Mais de 20 mil reais em prêmios
A competição terá um percurso de 5 e 10 KM, devidamente abalizado pela FPAT (Federação Paraense de Atletismo), através de emissão de Certificado de Aferição de Percurso. Para categorias acima 16 anos (para prova de 5km) e de 18 anos de idade (para a prova de 10km) completos até a data da corrida 28 de setembro de 2014 e nas categorias masculino e feminino geral e faixa etária. Os vencedores do trecho maior devem receber 2 mil reais. Quem chegar na segunda colocação vai receber 1,5 mil reais. Os terceiros colocados também serão premiados com um valor de 1 mil reais. Para o trecho de 5km, a premiação para o primeiro lugar masculino e feminino deve ser de 1 mil reais. Os segundos colocados desse trecho vão receber 800 reais. Para os terceiros colocados, o valor do prêmio é de 500 reais.

A corrida dos 10 km também vai premiar por categorias, são elas: 16 a 19 anos, 20 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos, 60 a 69 anos, acima de 70 anos  e portadores de necessidades especiais. Para os primeiros colocados de cada uma dessas categorias, o prêmio vai ser de 200 reais. Os segundos a subirem no pódio devem receber 150 reais, e os terceiros, 100 reais. Todos os competidores que forem premiados nas categorias ainda vão receber troféus.

Projetos sociais
Além da corrida, a Igreja Adventista em Belém está mobilizando mais de 10 mil fiéis para impactar a orla no Portal da Amazônia com projetos sociais. Aproximadamente 200 adolescentes e jovens apresentarão o projeto “Vida por vidas” (Promovido anualmente pela Igreja Adventista do 7º Dia, o Vida Por Vidas conta mais de 300 mil doadores na América do Sul – www.vidaporvidas.com) em parceria com o Hemocentro de Belém. Será  montada uma tenda do ministério responsável pela área feminina da igreja. Lá elas apresentarão as principais ações do departamento realizadas na sociedade durante o ano inteiro, com destaque no projeto mundial dos adventistas, que se chama Quebrando o Silêncio (http://quebrandoosilencio.org/) , uma campanha que alerta a população sobre os tipos de violência e como enfrentá-las. E como foco contra a violência infantil, os participantes vão distribuir folhetos de conscientização com a ajuda animada dos bonecos da Turma do Nosso Amiguinho, grupo musical infantil da Igreja Adventista.  

Profissionais de saúde, entre clínicos gerais, cardiologistas, nutricionistas, terapeutas e enfermeiros do Hospital Adventista de Belém, estarão presentes em estandes no portal dando orientações médicas e para a melhoria da qualidade de vida. Os participantes da programação poderão contar com atendimentos gratuitos de verificação de pressão, além de oficinas sobre medicina natural. Nos estandes, ainda haverá momentos de orientações sobre a importância da água, sol, exercícios físicos, alimentação saudável e mente positiva para a prevenção de doenças.

“A princípio nós pensamos em fazer uma corrida que promovesse a nossa filosofia adventista sobre saúde. Juntamos a essa idéia a proposta de desenvolver projetos sociais em uma grande ação, em pleno domingo, em um ponto estratégico do nosso Estado. É bom enfatizar que uma das prioridades da Igreja Adventista do Sétimo Dia é suprir as necessidades básicas da sociedade, por isso a igreja possui hospitais e escolas no mundo inteiro, comentou o organizador da prova, pastor Daniel Jennings. As inscrições para a corrida Vida e Saúde vão até o dia 24 de Setembro e custam 35 e 50 (dependendo da categoria) reais e podem ser feitas pelo site   www.corridavidaesaudebelem.anpa.org.br

CONTATOS PARA ENTREVISTAS:
– Daniel Jennings Marinho (organização)
danieljenningmarinho@gmail.com –  (91) 9280-1793
– Jackson França (Assessoria de Imprensa):
Jackson.franca7@gmail.com  –  (91) 9280-1037 (91) 8108-4906


Voltar      Home