0800 723 0022

     
slide 1


Depoimentos

Hospital Adventista de Belém recebeu certificado de Acreditação:

Data: 23 de dezembro de 2015 - Categoria: Destaque, Hospital, IASD, Qualidade, Rede Adventista de Hospitais

IMG_2380

O Hospital Adventista de Belém (HAB) é referência em saúde na região norte do Brasil e atende mais de 80 mil pessoas por mês, somando os serviços de pronto-atendimento, consultas e exames laboratoriais e diagnósticos. A referência é fruto de uma história de credibilidade marcada pelos constantes investimentos na segurança do paciente e na qualidade dos seus serviços. Investimentos que foram coroados dia 10 dezembro, quando a instituição recebeu o certificado do nível I da Organização Nacional de Acreditação.

O certificado é uma conquista significativa para uma instituição de saúde, como explicou o Dr. Marcello Niek, líder de saúde da Igreja Adventista para os países sul americanos: “o certificado representa um reconhecimento oficial daquilo que a instituição já faz há muito tempo, que é prezar pela qualidade, pela humanidade no seu atendimento e, principalmente, pelo amor ao próximo”. É o que confirma a enfermeira e gerente de qualidade, Milce Oliveira: “o certificado coroa as práticas de qualidade do hospital e representa as mudanças que já ocorreram. Temos implantado novas rotinas de qualidade para garantir a segurança do paciente e também do colaborador”, informou.

Somente 5% dos hospitais no Brasil possuem esse certificado. Portanto, foi necessário muito planejamento para essa conquista. “Sem perder a espiritualidade, sem perder o foco na missão e naquilo que a Igreja deseja para nós, vimos o que estava sendo feito de melhor e trouxemos para o Hospital Adventista. Isso culminou com a nossa certificação”, comentou Jackson Freire, diretor administrativo do HAB. O planejamento foi feito com base na gestão de riscos, aplicada a partir da avaliação dos indicadores de qualidade assistenciais, que deram base para a criação de ferramentas específicas, como a notificação de eventos e novos protocolos assistenciais. Outras ações também fizeram parte do planejamento de qualidade do HAB, como a identificação padrão do paciente no ambiente hospitalar, o contínuo incentivo da prática correta de higienização das mãos, a promoção da segurança na cirurgia, na prescrição e também em relação ao uso e administração dos medicamentos.

IMG_2336

IMG_2372

Essa história de crescimento da qualidade no HAB foi contada durante a solenidade de entrega do certificado. A programação foi marcada por homenagens às autoridades políticas e eclesiásticas, aos ex-diretores da instituição, fornecedores e parceiros e, em especial, aos 1300 funcionários que se dedicaram para que o planejamento virasse uma realidade. Para a liderança do HAB, o certificado também trouxe motivação para implementar outros procedimentos de qualidade. “Este é apenas um degrau, essa escada é longa e nós vamos seguir caminhando rumo à excelência total”, declarou Dr. Markus Barcellos, diretor médico do HAB. Depois desse primeiro momento, serão revistos todos os fluxos de segurança ao paciente nas mais diversas áreas assistenciais, começando pelo Pronto Atendimento, passando pelas Unidades de Internação, Centro Cirúrgico, UTIs, até a alta do paciente. “Depois será feita a integração de todos esses processos assistenciais e será avaliado o perfil epidemiológico deles, identificando onde será possível potencializar as ações preventivas assistenciais”, explicou o gerente médico do HAB, Dr. Edgar Sobrinho.

IMG_2302

No final do evento, Leonino Santiago, pastor geral da Igreja Adventista para o Pará, Amapá e Maranhão, descerrou uma placa comemorativa que será fixada na instituição. “O Certificado é um símbolo e por trás dele tem muita história de dedicação, sacrifício e compromisso. Receber essa certidão é um reconhecimento para todos aqueles que fizeram o trabalho bem feito e buscaram fazer melhor. Portanto, é uma vitória para a missão da mensagem de saúde da Igreja Adventista, que tem neste hospital, a sua maior bandeira”. Para o avaliador do Instituto Qualisa de Gestão, a missão do Hospital, de seguir o exemplo de Jesus, o Médico dos médicos, fez a diferença. “O Hospital Adventista de Belém conseguiu conciliar a sua vocação cristã com a sua profissão e deu certo, foi a ponte que deu certo”, concluiu.


Notícias Relacionadas:

Diene Vinagre aprovou o novo espaço e elogia a iniciativa de criar um ambiente lúdico para as crianças.

Hospital reinaugura posto pediátrico com conceito de humanização

O Hospital Adventista de Belém (HAB) revitalizou o posto de enfermagem pediátrico valorizando o conforto e bem-estar das crianças que ficam internadas. O ambiente moderno possui 12 apartamentos-leitos, além...

A campanha divulgou os principais fatores de risco.

HAB realiza ações em prol da campanha Setembro Amarelo

O suicídio é uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Esse...