0800 723 0022

     
slide 1


Depoimentos

Escolhas saudáveis podem prevenir o câncer:

Data: 4 de fevereiro de 2015 - Categoria: Destaque, Hospital, Programa Vida Saudável, Saúde

Campanha  Dica Mundial do Câncer

Belém[HAB]… Hoje, dia 04 de fevereiro, é o Dia Mundial do Câncer e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil, aproveitou a data para lançar a campanha Ao nosso alcance”, que incentiva pessoas, comunidades e governos a se mobilizarem em torno de soluções para a questão. A campanha de 2015 tem quatro eixos: escolhas saudáveis, detecção precoce, tratamento para todos e qualidade de vida.

 O Hospital Adventista de Belém se preocupa com a prevenção desta doença, por isso, selecionamos algumas informações relacionadas às escolhas saudáveis que reduzem os fatores de risco para o câncer.

Leia e pratique essa ideia:

  • Cerca de um terço dos cânceres mais comuns podem ser evitados por meio de comportamentos saudáveis, como não fumar, não ingerir álcool, adotar alimentação rica em frutas, legumes, verduras e grãos e praticar atividades físicas regularmente;
  • O tabagismo responde sozinho por, pelo menos, 22% de todas as mortes por câncer, e o álcool está fortemente associado ao risco aumentado de câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, intestino, fígado e mama.
  • A obesidade já afeta entre 20 a 40% dos adolescentes em todo o mundo. O excesso de peso e a obesidade estão fortemente ligados ao aumento do risco de câncer do intestino, mama, útero, pâncreas, esôfago, rins e vesícula biliar na idade adulta.
  • A proteção contra a radiação ultravioleta (UV) também é fundamental para a prevenção do câncer de pele. Além disso, a exposição ocupacional e exposições ambientais contribuem substancialmente para o desenvolvimento de vários tipos de câncer. A poluição do ar é um importante fator de risco ambiental para o câncer de pulmão.

Reduzir esses fatores de risco modificáveis é a principal estratégia de prevenção primária para vários tipos de câncer. Adotar comportamentos saudáveis não reduz apenas o risco de câncer, mas também de outras doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e doenças cardíacas na vida adulta. Para saber mais sobre escolhas saudáveis, acesse o blog do Programa Vida Saudável e conheça os oito remédios da natureza.

[Equipe HAB, Alínic Teles / Imagem: Divulgação INCA].

Fonte: www.inca.gov.br


Notícias Relacionadas:

Diene Vinagre aprovou o novo espaço e elogia a iniciativa de criar um ambiente lúdico para as crianças.

Hospital reinaugura posto pediátrico com conceito de humanização

O Hospital Adventista de Belém (HAB) revitalizou o posto de enfermagem pediátrico valorizando o conforto e bem-estar das crianças que ficam internadas. O ambiente moderno possui 12 apartamentos-leitos, além...

A campanha divulgou os principais fatores de risco.

HAB realiza ações em prol da campanha Setembro Amarelo

O suicídio é uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Esse...