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Depoimentos

Previna a Osteoporose!:

Data: 15 de junho de 2015 - Categorias: Destaque, Nutrição, Prevenção, Programa Vida Saudável e Remédios Naturais.

osteoporosis

Ossos porosos,  mais frágeis e quebradiços por perda progressiva  de cálcio devem ser tratados. A osteoporose é mais frequente  na mulher após a menopausa, devido falta de  hormônio  ovariano. A doença pode ser causada por um nutrição inadequada com baixo consumo  de magnésio, cálcio, fósforo e vitamina D, especialmente na infância.

Para prevenir, coma verduras verdes  folhosas, frutas,  ovos, leite, iogurte, nozes, sementes (linhaça, quinoa, feijão, chia, painço, amaranto) e pães integrais. Praticar exercícios regulares, de 30 a 60 minutos  diários, também estimula  a formação óssea. Saiba que as caminhadas  e a musculação são importantes aliadas na prevenção e tratamento da doença. Lembre-se também de que o sol é fundamental na produção  de vitamina D, sem a qual a absorção  de cálcio fica prejudicada.

Evitando  quedas e fraturas

Especialmente  os idosos precisam tomar certas medidas para evitarem quedas perigosas  e fraturas sérias.

1- No banheiro,  tenha sempre  um suporte na parede para segurar  e evitar escorregar e cair.

2- Os pisos molhados em outros compartimentos  da casa ou calçadas mal niveladas  esburacadas  são um perigo! Tenha  sempre  atenção ao caminhar.

3 – Desça ou suba escadas segurando o corrimão.

4 – Cuidado  ao caminhar pela casa com os tapetes escorregadiços  ou outros objetos deixados no chão ou mesmo móveis (mesinhas), que atrapalham o caminhar e fazem tropeçar.

5- Ao levantar para ir ao banheiro de noite, tenha o mínimo de iluminação,  como uma pequena lanterna ou mesmo uma luz fraca acesa no banheiro para evitar tropeços  e quedas.


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