slide 1
VOLTAR - SITE HOSPITAL

PVS promove curso de Culinária Vegetariana:

Data: 26 de novembro de 2014 - Categorias: Destaque e Por Dentro do PVS.

Belém, PA… [PVS] A alimentação saudável é considerada um dos remédios naturais. Um hábito que ajuda na prevenção, tratamento e até mesmo cura de doenças. No entanto, existe um tabu em relação ao sabor quando se fala de comida saudável, principalmente a vegetariana. Para desmistificar isso, o Programa Vida Saudável (PVS) do Hospital Adventista de Belém (HAB) realizou o I Curso de Culinária Vegetariana. “Nosso objetivo foi divulgar e ensinar uma forma de culinária saborosa mais saudável, e natural”, explicou Lucijane Almeida, enfermeira do programa. Segundo a nutricionista Leodeni Costa, coordenadora do evento, “como no PVS falamos sobre a importância de hábitos saudáveis, neste curso oferecemos opções de receitas sem frituras, carne ou gorduras”, explicou.

culinaria 2

O Curso aconteceu no último domingo, dia 24 de agosto, no refeitório do HAB. Cerca de 40 pessoas participaram, dentre elas clientes e colaboradores. O programa começou com uma palestra sobre os princípios de uma alimentação saudável: “O alimento deve ser o mais natural possível, colorido e variado”, recomendou a nutricionista Dinelma Martins. Os participantes apenderam ainda sobre a importância de uma alimentação balanceada. Para o preparo do uma alimentação saudável, é preciso harmonia, variedade e adequação. Você precisa unir em cada refeição os três grupos de alimentos: regulares, ou seja, as frutas e legumes; energéticos que são os carboidratos; e construtores, que são as proteínas”, informou a nutricionista Leodeni.

vegetariana

Mas o curso não ficou só na teoria. Os participantes também aprenderam os segredos da culinária vegetariana na prática. Foram feitas 16 receitas saudáveis, algumas mais simples como leite da Castanha-do-Pará, pão integral, cookies de aveia, outras mais elaboradas como feijoada e a maniçoba, esta última, um prato típico da região norte. Para Leni Pereira, o curso trouxe uma motivação a mais para levar saúde à sua família. “Eu gosto de cozinhar e aqui aprendi detalhes importantes para incrementar a alimentação lá em casa, quero mostrar que a cozinha vegetariana também tem seu sabor”. Adriana Lobo também participou do evento e já faz planos para colocar em prática o que aprendeu. “Quando mais a gente aprende é melhor, gostei muito da pizza vegetariana, e estou muito dedicada porque pretendo trabalhar com culinária para eventos, e esse curso é um passo a mais para a realização do meu sonho,” declarou.

[Equipe PVS Alínic Teles/Fotos: Iago Alonso]


Post Relacionados:

SAMSUNG CAMERA PICTURES

“Sou PVS”

Na sessão “Sou PVS” você vai encontrar o relato de pessoas que experimentaram os benefícios do Programa Vida Saudável. Que descobriram os segredos para ter saúde e bem-estar. Pessoas...