slide 1
VOLTAR - SITE HOSPITAL

Mito ou Verdade Sobre Alergias ou Asma:

Data: 6 de novembro de 2014 - Categorias: Mito ou Verdade.

Cerca de 20% da população apresenta alergias ou asma. Apesar de serem tão comuns, o modo como as pessoas alérgicas entendem e tratam sua doença ainda é alvo de confusão entre mitos e realidade. A fim de elucidar algumas destas questões mais comuns, a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia recentemente selecionou, através de uma pesquisa, os maiores mitos em relação à asma. A seguir, descreveremos algumas destas questões.

Mito 1: Algumas raças de cães, como o Chihuahua, são mais adequadas para pessoas alérgicas ou com asma.

Realidade: O que realmente causa alergia em algumas pessoas são as proteínas encontradas na saliva, urina e descamações da pele dos cães, e não seus pêlos. Como todos os cães têm saliva, pele e urina, não existe uma raça específica que seja melhor para alérgicos.

Mito 2: As crianças crescem sem asma.

Realidade: A asma é caracterizada por um estado crônico de sensibilidade (hiper-responsividade) das vias respiratórias. Algumas crianças têm sintomas de asma que desaparecem na adolescência, enquanto outras podem piorar. Entretanto, mesmo no primeiro caso, a tendência a uma resposta excessiva das vias aéreas a vários estímulos permanece. Infelizmente, até o momento, não existem meios de predizer como será o progresso clínico da asma em uma determinada criança.

Mito 3: Mudar para o interior pode curar a asma ou alergias.

Realidade: Mudar para cidades do interior pode melhorar os sintomas de asma temporariamente, uma vez que os principais “vilões” da alergia — os ácaros — são mais comuns nas cidades do litoral; porém, novas alergias — a plantas locais, pólens ou mofo — podem se desenvolver em um curto espaço de tempo.

Mito 4: A exposição contínua a cães e gatos irá diminuir as alergias.

Realidade: Não é verdade. O melhor meio de aliviar os sintomas alérgicos é remover o animal de casa. Caso esta opção torne-se um “drama”, o animal — inclusive os gatos — devem ser mantidos fora de casa, e tomar banho duas vezes por semana, a fim de reduzir a quantidade de alérgenos no ar, e a casinha ou gaiola deve ser limpa assiduamente. Estas tarefas devem ser realizadas por uma pessoa da família preferencialmente não alérgica.

Mito 5: As medicações alternativas ou simpatias são efetivas no tratamento da asma.

Realidade: Estes tratamentos não devem substituir as medicações tradicionais, comprovadas cientificamente, para o tratamento da asma e alergias. Além disso, por ser a asma resultante de uma resposta excessiva do sistema imunológico, os especialistas em Alergia e Imunologia Clínica são os médicos mais preparados para tratar esta e outras doenças alérgicas.

Fonte: http://www.asmaticos.org.br


Post Relacionados:

SAMSUNG CAMERA PICTURES

“Sou PVS”

Na sessão “Sou PVS” você vai encontrar o relato de pessoas que experimentaram os benefícios do Programa Vida Saudável. Que descobriram os segredos para ter saúde e bem-estar. Pessoas...