0800 723 0022

     
slide 1


Depoimentos

Dia Mundial Água: Bem Precioso:

Data: 23 de março de 2015 - Categoria: Hospital

Water-drink-2

Belém…[HAB] Em tempos de crise hídrica o significado da disponibilidade e uso da água tomou outras dimensões. A impressão que se tem é que agora a água passou a ter uma importância em nossas vidas como nunca teve antes. Isso é um engano. Desde a criação da Terra, a água ocupa um papel primordial na vida do planeta: 77% da área total do globo é ocupada por água. Algumas plantas e animais chegam a ter mais de 90% de água em sua composição. No corpo humano, ela corresponde a 70% do volume total e no cérebro humano, chega a ocupar 85% da massa total. Depois desses números nem é necessário explicar mais o quanto água é imprescindível à vida.

 Deus, quando criou o ser humano, já programou em nosso código genético a necessidade de água para repor nutrientes, equilibrar o funcionamento dos diversos sistemas de nosso corpo, incluindo a proteção e limpeza da pele e o bom funcionamento da digestão e manter o equilíbrio térmico.

Essa necessidade de água não mudou nos últimos 6 mil anos, mas nossos hábitos sim. E para pior. Hoje, com o tipo de alimentação que temos, com a poluição atmosférica nas cidades e com as cargas de trabalho e pouco descanso que impomos ao nosso corpo, é mais importante ainda o consumo adequado de água pura, mas cada vez mais substituímos o consumo dela por outros líquidos como sucos e refrigerantes. Assim, grande parte do agravamento de doenças e desequilíbrios sistêmicos têm relação com o consumo inadequado de água.

É surpreendente que algo tão simples, como um copo de água, pode trazer tantos benefícios. A americana Ellen White, reconhecidamente uma das mais produtivas escritoras sobre saúde, diz que a maioria de nós nunca teve a experiência dos efetivos benefícios do uso correto da água e que seria sábio seu uso em simples tratamentos domésticos (1). Hidratação e higiene, na dose adequada, podem significar um nível de bem-estar ímpar!

 Não é por coincidência que Jesus, em uma das passagens mais conhecidas da Bíblia, usa a comparação com a água para mostrar como era precioso o que Ele oferecia. “Se vocês beberem dessa água, ainda terão sede. Mas, os que beberem da água que Eu ofereço, esses sim nunca mais terão sede. Aliás, serão uma fonte a jorrar água para a vida eterna!” (2). Jesus sabia que as pessoas compreendiam o quanto necessitavam de água e o quão preciosa ela era. Por isso comparou a Sua própria graça ao líquido! Que grande ensino espiritual: a água simbolizando a graça, o melhor que Deus pode nos oferecer!

Uma experiência de vida mais saudável, que traga mais satisfação e senso de realização pessoal, passa pelo equilíbrio de vários fatores. Um dos principais, indicados pelo próprio Criador, é o equilíbrio no consumo de água pura, quer seja bebendo, quer seja na forma de banhos frequentes. Quer ter uma vida em completo bem-estar? Comece bebendo água! 😉

DICAS DE CONSUMO EQUILIBRADO DE ÁGUA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

* Inicie seu dia com um bom banho e um copo d’água fresca;

* Beba, pelo menos, um copo de água a cada hora do seu plantão ou turno

* Incentive que os pacientes façam o mesmo, obedecendo a recomendação médica para cada caso;

* Incentive que os acompanhantes e familiares também façam o mesmo;

* Ao chegar em casa, após seu plantão, tome um copo d’água antes de comer

* Sempre tenha uma garrafa com água guardada em sua geladeira para os momentos de sede;

* Cuide em economizá-la no que for possível. Água é um bem muito precioso para ser desperdiçada.

Fonte: Jornal dos Colaboradores da Rede Adventista de Hospital , Edição 2/ Jan. Fev.


Notícias Relacionadas:

Diene Vinagre aprovou o novo espaço e elogia a iniciativa de criar um ambiente lúdico para as crianças.

Hospital reinaugura posto pediátrico com conceito de humanização

O Hospital Adventista de Belém (HAB) revitalizou o posto de enfermagem pediátrico valorizando o conforto e bem-estar das crianças que ficam internadas. O ambiente moderno possui 12 apartamentos-leitos, além...

18358553_1403282283051473_404090150161413153_o

Hospital recebe Certificado por Distinção na Identificação e no Tratamento da SEPSE

A Sepse é uma resposta desregulada do organismo frente a uma infecção. Também conhecida como infecção generalizada, a doença é responsável por 60% das mortes em hospitais do Brasil. ...